Sedãs médios mais vendidos em janeiro – Civic despenca e Corolla perde espaço
Até mesmo o líder inabalável perdeu um pouco de espaço
Se o segmento de sedãs médios experimentou em janeiro um crescimento de pouco mais de 5% na comparação com 2017, certamente o Civic não foi um dos responsáveis por isso. Com apenas 977 emplacamentos, o Honda recuou quase 52% no período – foi o único modelo entre os nove primeiros a recuar - e chegou ao seu nível mais crítico desde dezembro de 2011 (523).
O Corolla manteve a liderança. As 4.486 unidades, apesar de serem quase 12% superiores às de janeiro de 2017, representaram quase seis pontos percentuais a menos de participação de mercado em relação a dezembro e o resultado mais fraco desde fevereiro passado.
O Chevrolet Cruze (1.561), por sua vez, comemorou a vice-liderança graças a um avanço de mais de 45%. Menos, no entanto, do que os quase 83% do VW Jetta (649), quarto, este em compasso de espera pela chegada da nova geração no segundo semestre. Quarto colocado nas duas últimas listas, o Ford Focus Fastback (457) completou o top 5.
Em seu melhor momento desde julho, o Citroën C4 Lounge (363) subiu de oitavo para sexto, apenas 23 unidades à frente do Nissan Sentra (340), que também não vendia quantidade similar há seis meses. Em seus últimos momentos no mercado, o Renault Fluence (275) chegou ao seu resultado mais expressivo desde dezembro de 2016 (403).
Atrás do Kia Cerato (139), o Lancer (84) voltou a figurar no top 10 após o reposicionamento de preços e de versões feito pela Mitsubishi na linha 2018. Sétimo em dezembro, o Hyundai Elantra (68) caiu para 11º, mas ainda assim emplacou quase o triplo do Peugeot 408 (23), que não vendia tão pouco desde outubro de 2016 (26). A lanterna coube ao JAC J5, que conquistou apenas um consumidor em todo o país.
Sedãs Médios |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
JAN/18 |
DEZ/17 |
JAN/17 |
% JAN 18 |
% DEZ 17 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
4486 |
4486 |
6568 |
4013 |
47,61% |
53,05% |
-31,70% |
11,79% |
2º |
CHEVROLET CRUZE |
1561 |
1561 |
1601 |
1073 |
16,57% |
12,93% |
-2,50% |
45,48% |
3º |
HONDA CIVIC |
977 |
977 |
1851 |
2028 |
10,37% |
14,95% |
-47,22% |
-51,82% |
4º |
VW JETTA |
649 |
649 |
626 |
355 |
6,89% |
5,06% |
3,67% |
82,82% |
5º |
FORD FOCUS FASTBACK |
457 |
457 |
700 |
416 |
4,85% |
5,65% |
-34,71% |
9,86% |
6º |
CITROËN C4 LOUNGE |
363 |
363 |
232 |
319 |
3,85% |
1,87% |
56,47% |
13,79% |
7º |
NISSAN SENTRA |
340 |
340 |
243 |
274 |
3,61% |
1,96% |
39,92% |
24,09% |
8º |
RENAULT FLUENCE |
275 |
275 |
107 |
75 |
2,92% |
0,86% |
157,01% |
266,67% |
9º |
KIA CERATO |
139 |
139 |
163 |
107 |
1,48% |
1,32% |
-14,72% |
29,91% |
10º |
MITSUBISHI LANCER |
84 |
84 |
1 |
152 |
0,89% |
0,01% |
8300,00% |
-44,74% |
11º |
HYUNDAI ELANTRA |
68 |
68 |
237 |
59 |
0,72% |
1,91% |
-71,31% |
15,25% |
12º |
PEUGEOT 408 |
23 |
23 |
51 |
66 |
0,24% |
0,41% |
-54,90% |
-65,15% |
13º |
JAC J5 |
1 |
1 |
0 |
9 |
0,01% |
0,00% |
- |
-88,89% |
|
|
9423 |
9423 |
12380 |
8946 |
100,00% |
100,00% |
-23,89% |
5,33% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
“Nossos clientes não compram motores, compram design”, diz CEO da Jaguar
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Projeção: Renault Clio 2026 deve manter motores a combustão
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Kia Syros 2025 combina design exótico, direção autônoma e motor do HB20
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia